Modelagem pedagógica na educação on-line : a influência do modelo pedagógico na sensação de proximidade e distância



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Gomes, Renato de Amorim

Orientador: Allegretti, Sônia Maria de Macedo


Assunto: Modelo pedagogico,Educacao on-line,Proximidade,Distancia transacional,Interatividade pedagogica,Interatividade tecnologica,Pedagogical model,On-line education,Proximity,Transactional distance,Pedagogical interactivity,Technological interactivity


Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta algumas reflexões sobre a modelagem pedagógica na educação on-line. A pesquisa teve seu foco na tentativa de identificar qual é a influência do modelo pedagógico na sensação de proximidade e distância entre os sujeitos nos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Para tanto, buscamos em alguns autores a base teórica para tratar do tema, destacando Behar (2009) e Coll e Monereo (2010) sobre modelos pedagógicos, Peters (2001), Moore (2007) e Tori (2010) sobre proximidade e distância, Silva (2010) e Mattar (2009) sobre interatividade, e Merleau-Ponty (1999) e Basbaum (2005) sobre sensação. Na pesquisa etnográfica virtual, com base nas orientações de Godoi, Mello e Silva (2006), Hine (2004) e Meister (2011), acompanhamos, no período de junho de 2010 a dezembro de 2012, a avaliação de reação de seis turmas de alunos de um curso on-line de extensão universitária da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), cuja oferta ocorreu em dois ambientes virtuais de ensino-aprendizagem distintos: um LMS comercial nas três primeiras turmas e o ambiente Moodle nas três turmas posteriores. Os resultados revelaram que na arquitetura pedagógica o primeiro dos elementos do modelo pedagógico, composto pelos aspectos organizacionais, de conteúdo, tecnológicos e metodológicos residem diversos fatores interdependentes que influenciam a sensação de proximidade e distância, e que na educação on-line a simples disponibilidade de recursos tecnológicos não é sinônimo de que haverá proximidade entre aluno/professor e aluno/aluno. Notamos que a distância transacional pode aumentar quando a estrutura é maximizada em um ambiente virtual de ensinoaprendizagem de concepção socioconstrutivista-interacionista (no caso desta pesquisa, no Moodle), se este oferece expectativas de diálogo entre os participantes, por outro lado, a distância transacional pode diminuir quando o diálogo é ampliado em um ambiente de concepção behaviorista (refletido nesta pesquisa em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem comercial), e quando o docente se utiliza de mecanismos para aumentar a proximidade, principalmente com alunos imigrantes digitais,


Abstract: 'This master s thesis presents some reflections on the pedagogical modeling in online education. The study focused on trying to identify what is the influence of the pedagogical model in the sensation of proximity and distance between the subjects in virtual environments for teaching and learning. With this in mind, we sought in some authors the theoretical basis to address the issue, highlighting Behar (2009) and Coll and Monereo (2010) on pedagogical models, Peters (2001), Moore (2007) and Tori (2010) on proximity and distance, Silva (2010) and Mattar (2009) on interactivity, and Merleau-Ponty (1999) and Basbaum (2005) on sensation. In the virtual ethnographic research, based on the orientations from Godoi, Mello e Silva (2006), Hine (2004) and Meister (2011), we observed, in the period between June 2010 and December 2012, the reaction evaluation of six groups of students from an online course of university extension from the Municipal University of São Caetano do Sul (USCS), whose offer took place in two different virtual environments for teaching and learning: a commercial LMS for the first three groups and the Moodle environment for the others. The results revealed that, in the pedagogical architecture - the first of the elements of the pedagogical model, composed by organizational aspects, aspects related to content, technology and methodology there are several interdependent factors that exert an influence on the sensation of proximity and distance, and that in online education the mere availability of technological resources is not a guarantee that there will be proximity between students and teachers, as well as between students and students. We observe that the transactional distance may increase when the structure is maximized in a virtual environment for teaching and learning of a socio-constructivist and interactionist conception (in the case of this study, Moodle) if it offers "expectations" of dialogue between the participants. On the other hand, transactional distance may decrease when the dialogue is expanded in an environment of behaviorist conception (reflected in this study in a commercial virtual environment for teaching and learning) and when the teacher makes use of mechanisms to increase proximity, especially with students who are digital immigrants'


Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013-05-22

Tags: